Ducati.org forum banner

Especificações de torque de troca de roda necessárias M1200s

16K views 2 replies 2 participants last post by  Shazaam!  
#1 ·
Esperando que alguém possa me ajudar - preciso de pneus novos para minha '18 M1200s, mas antes de começar a puxar

Tenho algumas perguntas e preciso das especificações de torque para as porcas das rodas dianteiras e traseiras, etc.

Na remoção da roda dianteira - remover as pinças, soltar e remover a porca do eixo, depois soltar os parafusos de aperto? Depois que a porca for removida e os parafusos de aperto forem soltos, remova o eixo e a roda. Reinstale na ordem inversa - sequenciando os parafusos de aperto? Preciso das especificações de torque para os parafusos da pinça, porca do eixo e parafusos de aperto.

Roda traseira - remover o clipe, remover a porca. Preciso da especificação de torque para reinstalar.

O que eu perdi?

Obrigado antecipadamente!
 
#2 ·
Remoção da Roda Dianteira

Primeiro, retire a porca da extremidade grande. Em seguida, você pode soltar os parafusos de fixação do eixo nos garfos.

Existe uma ferramenta que se encaixa na extremidade direita do eixo e vem no kit de ferramentas. Parece um pedaço curto de tubo com alguns orifícios e alguns pinos saindo do lado oposto.

Coloque isso no lado direito do eixo e, com uma haste ou chave de fenda através de um dos orifícios, balance e torça o eixo para fora. O ajuste do eixo nos rolamentos da roda dianteira é firme. Ajuda a suportar o peso da roda ao deslizar o eixo para fora. Se necessário, você pode fabricar um pino de madeira ou plástico para ajudar a bater o eixo do lado esquerdo.

Instalação da Roda Dianteira

Se você não seguir a sequência de instalação adequada para a roda dianteira, poderá alinhar incorretamente o eixo dianteiro nos garfos, o que causará atrito indesejado nos tubos do garfo e anomalias de manuseio. Além disso, tenha cuidado especial ao apertar os parafusos de fixação - o eixo Ducati é de parede fina e ovalizará se esses parafusos forem apertados em excesso.

Pode usar um pino inserido do lado esquerdo para manter a roda na posição. Coloque anti-seize ou graxa no eixo e, em seguida, insira-o do lado direito (da moto). Para evitar danos ao eixo de parede fina, bata nele suavemente e gire-o usando a ferramenta especial do seu kit de ferramentas Ducati. Depois de inserido, alinhe os orifícios do eixo com os orifícios nas braçadeiras do eixo para que os orifícios passantes permitam o acesso da chave de fenda aos ajustadores da válvula de compressão.

O erro comum cometido aqui é apenas apertar tudo neste ponto. Em vez disso, aqui está a sequência correta para garantir que os garfos estejam alinhados.
  1. Aperte temporariamente os dois parafusos de fixação do eixo do lado DIREITO para que possa apertar a porca do eixo.
  2. Coloque a porca do eixo de 28 mm (lado esquerdo) e aperte-a (63 N·m).
  3. Em seguida, aperte os dois parafusos de fixação do lado ESQUERDO (19 N·m).
  4. Agora, coloque as pinças de freio de volta usando a configuração de torque adequada (43 N·m).
  5. Agora, solte os dois parafusos de fixação do lado DIREITO.
  6. Retire a moto do cavalete e balance a suspensão para cima e para baixo até ter certeza de que o garfo direito se moveu para a posição (neutra) adequada ao longo do eixo. Facilita a compressão da suspensão se você segurar o freio traseiro quando estiver balançando a moto para frente. Não use o freio dianteiro.
Depois de feito, aperte os dois parafusos de fixação do lado DIREITO a 19 N·m, reconecte o cabo do velocímetro e pronto.
 
#3 ·
Especificação do torque da porca da roda traseira (± 5 %)

Diavel, Monster 1200, Multistrada 1200, SBK 1098, SBK 1198, SBK 1199 Panigale, SBK 1299 Panigale, Streetfighter 1098, 2017 Supersport todos usam uma porca de 55 mm. Aperte esta porca com 230 ± 11 N·m. (170 ± 9 lb·ft)

Importante: A graxa deve ser aplicada nas roscas do eixo e na parte inferior da porca para obter o torque correto listado acima.

A maneira correta é apertar para o valor mais baixo e verificar o alinhamento do furo na porca com um dos furos no eixo do cubo. Em seguida, aperte a porca para obter o alinhamento.

Se você apertar incorretamente para algum valor de torque desconhecido e, em seguida, soltar para obter o alinhamento, você corre o risco de obter um torque final que é insuficiente para evitar o movimento rotacional de vai e vem da roda em torno de seu eixo.

Se a porca estiver com torque insuficiente, ela se soltará, permitindo que a roda gire em sua montagem e seja danificada por cargas de impacto repetidas de aceleração/frenagem que ovalizarão os quatro orifícios dos pinos de localização na parte traseira da roda. Danos ao fuso do eixo também podem ocorrer. Além disso, uma porca solta se soltará até ser parada pelo pino de retenção, depois dobrará o pino e deformará a porca. É uma boa ideia marcar a posição da porca com uma caneta de marcação, para que você possa ver rapidamente se a roda se moveu após um passeio.

Este torque alto torna a tomada que você usa ainda mais importante. Em particular, você deve usinar a face da extremidade sextavada da tomada se ela tiver rebaixos rebaixados. Caso contrário, você obterá apenas o engate parcial das faces da tomada na porca relativamente fina. Você precisará antecipar o deslizamento e a danificação da porca.

Remoção da roda traseira

A roda traseira é presa com uma porca de 55 mm perfurada transversalmente para aceitar um clipe de retenção de segurança que é instalado como precaução de segurança para evitar a perda da porca. Se a porca não foi apertada corretamente na última instalação, a porca pode ter afrouxado um pouco e capturado o pino. Isso impedirá que a tomada seja colocada sobre a porca, então você pode ter que cortar ou retirar o pino.

Você pode esperar que a porca de retenção da roda traseira seja MUITO difícil de remover, geralmente exigindo o uso de uma chave de impacto (ou uma extensão longa) para removê-la. Com o tempo, parece ficar mais apertado.

Uma boa maneira de evitar que a roda gire ao remover a porca é pedir a um ajudante que aplique a alavanca do freio traseiro com uma força normal. Tenha cuidado, muita força na alavanca pode quebrar o suporte do cilindro mestre traseiro, que é o ponto de articulação do pedal do freio traseiro.

Ainda não se mexe? Obtenha uma barra de disjuntor mais longa.