Existem informações confusas nos Manuais sobre qual fluido hidráulico deve ser usado nas suspensões Ducati.
Shell Donax TA só deve ser usado nas suspensões Showa.
Shell Advance Fork 7.5 só deve ser usado nas suspensões Ohlins.
Os Manuais do Proprietário e os Manuais de Oficina da Ducati não fazem essa distinção. Eles sugerem que esses dois óleos de suspensão oferecem propriedades de amortecimento equivalentes. Eles não oferecem. Eles têm viscosidades significativamente diferentes.
Aqui estão os produtos especificados pelos fabricantes de suspensões para suspensões Ducati.
Showa — Suspension Fluid SS-08 (10 Wt): Medido 36,5 cSt @40C
(Nota: Pro Honda SS-8 (10 Wt) Fork Oil é o mesmo fluido)
Ohlins — Front Fork Fluid 1309 (9 Wt): Medido 19,0 cSt @40C
Compare as viscosidades:
Shell Donax TA: Medido 34,9 cSt @40C
Shell Advance Fork 7.5: Medido 22,0 cSt @40C
É provavelmente SÁBIO deixar que o fabricante da suspensão seja o árbitro final de qual formulação de fluido hidráulico deve ser usado em seu produto.
A Ohlins e a Showa estão na melhor posição para avaliar questões de compatibilidade de materiais e testaram extensivamente seus retentores de suspensão com seu fluido hidráulico que especificaram em sua literatura de produto. Isso não quer dizer que o óleo de suspensão de outro fabricante resultará em danos aos retentores da suspensão, eles simplesmente não foram testados pelos fabricantes de suspensão para compatibilidade de longo prazo com seu material de vedação específico.
Há diferenças significativas nas propriedades hidráulicas do fluido de suspensão de diferentes fabricantes, então você não pode simplesmente comprar um fluido de peso equivalente e obter o mesmo comportamento de amortecimento pretendido pela Ducati, Ohlins ou Showa.
Ao longo dos anos, a Ducati mudou o fluido recomendado no Manual para as suspensões Ohlins e Showa. AGIP foi especificado antes da Shell. É claro que a AGIP foi a patrocinadora das atividades de corrida da Ducati antes que a Shell assumisse - por isso, não é surpresa ver apenas os produtos Shell recomendados nos atuais Manuais do Proprietário e da Oficina.
Shell Donax TA só deve ser usado nas suspensões Showa.
Shell Advance Fork 7.5 só deve ser usado nas suspensões Ohlins.
Os Manuais do Proprietário e os Manuais de Oficina da Ducati não fazem essa distinção. Eles sugerem que esses dois óleos de suspensão oferecem propriedades de amortecimento equivalentes. Eles não oferecem. Eles têm viscosidades significativamente diferentes.
Aqui estão os produtos especificados pelos fabricantes de suspensões para suspensões Ducati.
Showa — Suspension Fluid SS-08 (10 Wt): Medido 36,5 cSt @40C
(Nota: Pro Honda SS-8 (10 Wt) Fork Oil é o mesmo fluido)
Ohlins — Front Fork Fluid 1309 (9 Wt): Medido 19,0 cSt @40C
Compare as viscosidades:
Shell Donax TA: Medido 34,9 cSt @40C
Shell Advance Fork 7.5: Medido 22,0 cSt @40C
É provavelmente SÁBIO deixar que o fabricante da suspensão seja o árbitro final de qual formulação de fluido hidráulico deve ser usado em seu produto.
A Ohlins e a Showa estão na melhor posição para avaliar questões de compatibilidade de materiais e testaram extensivamente seus retentores de suspensão com seu fluido hidráulico que especificaram em sua literatura de produto. Isso não quer dizer que o óleo de suspensão de outro fabricante resultará em danos aos retentores da suspensão, eles simplesmente não foram testados pelos fabricantes de suspensão para compatibilidade de longo prazo com seu material de vedação específico.
Há diferenças significativas nas propriedades hidráulicas do fluido de suspensão de diferentes fabricantes, então você não pode simplesmente comprar um fluido de peso equivalente e obter o mesmo comportamento de amortecimento pretendido pela Ducati, Ohlins ou Showa.
Ao longo dos anos, a Ducati mudou o fluido recomendado no Manual para as suspensões Ohlins e Showa. AGIP foi especificado antes da Shell. É claro que a AGIP foi a patrocinadora das atividades de corrida da Ducati antes que a Shell assumisse - por isso, não é surpresa ver apenas os produtos Shell recomendados nos atuais Manuais do Proprietário e da Oficina.