Ducati.org forum banner

Esclarecimento: Recomendações de Fluido de Garfo Ducati

13K views 2 replies 2 participants last post by  Shazaam!  
#1 · (Edited)
Existem informações confusas nos Manuais sobre qual fluido hidráulico deve ser usado nas suspensões Ducati.

Shell Donax TA só deve ser usado nas suspensões Showa.

Shell Advance Fork 7.5 só deve ser usado nas suspensões Ohlins.

Os Manuais do Proprietário e os Manuais de Oficina da Ducati não fazem essa distinção. Eles sugerem que esses dois óleos de suspensão oferecem propriedades de amortecimento equivalentes. Eles não oferecem. Eles têm viscosidades significativamente diferentes.

Aqui estão os produtos especificados pelos fabricantes de suspensões para suspensões Ducati.

Showa — Suspension Fluid SS-08 (10 Wt): Medido 36,5 cSt @40C
(Nota: Pro Honda SS-8 (10 Wt) Fork Oil é o mesmo fluido)

Ohlins — Front Fork Fluid 1309 (9 Wt): Medido 19,0 cSt @40C

Compare as viscosidades:

Shell Donax TA: Medido 34,9 cSt @40C

Shell Advance Fork 7.5: Medido 22,0 cSt @40C

É provavelmente SÁBIO deixar que o fabricante da suspensão seja o árbitro final de qual formulação de fluido hidráulico deve ser usado em seu produto.

A Ohlins e a Showa estão na melhor posição para avaliar questões de compatibilidade de materiais e testaram extensivamente seus retentores de suspensão com seu fluido hidráulico que especificaram em sua literatura de produto. Isso não quer dizer que o óleo de suspensão de outro fabricante resultará em danos aos retentores da suspensão, eles simplesmente não foram testados pelos fabricantes de suspensão para compatibilidade de longo prazo com seu material de vedação específico.

Há diferenças significativas nas propriedades hidráulicas do fluido de suspensão de diferentes fabricantes, então você não pode simplesmente comprar um fluido de peso equivalente e obter o mesmo comportamento de amortecimento pretendido pela Ducati, Ohlins ou Showa.

Ao longo dos anos, a Ducati mudou o fluido recomendado no Manual para as suspensões Ohlins e Showa. AGIP foi especificado antes da Shell. É claro que a AGIP foi a patrocinadora das atividades de corrida da Ducati antes que a Shell assumisse - por isso, não é surpresa ver apenas os produtos Shell recomendados nos atuais Manuais do Proprietário e da Oficina.
 
#2 · (Edited)
No manual da Streetfighter 848 2012 está escrito "SHELL - Advance Fork 7.5 ou Donax TA", enquanto a moto está realmente equipada com:

OEM: MARZOCCHI 43MM OPEN CARTRIDGE (26 / 12) -USD
TAXA DE MOLA STD (N): 9.5
PRÉ-CARGA (MM): -
SAG NÃO CARREGADO (MM): -
SAG CARREGADO (MM): -
VISCOSIDADE DO ÓLEO (WT): 5.0
GAP DE AR / VOLUME DE ÓLEO: ESQUERDA: 175 / DIREITA: 190
COMPRIMENTO: 721.00
CURSO: -
CLICKER DE COMPRESSÃO: -
CLICKER DE REBOTE: -

e muito provavelmente deveria ter algo semelhante a "FRONT FORK OIL K-TECH HIGH PERFORMANCE SAE 5W"

MAS: A razão para a recomendação da Ducati de um óleo com um número de viscosidade mais alto (mais espesso) é que eles têm suas próprias vedações nas forquilhas (provavelmente também se aplica a outros modelos Ducati...) e, como tal, eles se afastaram do conselho/recomendação do fabricante original, a fim de evitar vazamentos. Minha suposição baseada em algumas horas de navegação ;-)

Na minha moto, eles vazam e a moto não andou muito, o que me faz acreditar que foi colocado óleo de menor viscosidade, fazendo com que comece a vazar mais facilmente... sim, sujeira entra e deve ser limpa... mas me parece que as menores partículas de poeira fazem isso acontecer. Tenho várias motos... apenas esta com este tipo de problema. Então, presumo que um proprietário anterior apenas presumiu "É Marzocchi; deve ter 5!" :-D ... Vou consertar isso de volta para 7,5 recomendado pela Ducati
 
#3 · (Edited)
É importante notar que o peso DECLARADO de um fabricante de óleo de garfo não pode ser comparado ao peso DECLARADO de outro fabricante. As viscosidades reais medidas variam em uma ampla faixa.

Faixa de Viscosidade dos Óleos de Garfo:

Óleos de Garfo DECLARADOS como 5 Wt: Medidos 11 – 33 cSt @40C

Óleos de Garfo DECLARADOS como 7,5 Wt: Medidos 22 – 37 cSt @40C

Óleos de Garfo DECLARADOS como 10 Wt: Medidos 10,8 – 52 cSt @40C

Em particular, a Ducati especifica PRODUTOS específicos do fabricante de óleo de garfo (não deve ser confundido com pesos de óleo) para uso em suas motocicletas.

CLASSIFICADO POR VISCOSIDADE

Image