Ducati.org forum banner

O painel de instrumentos não liga após a substituição da bateria.

2 reading
4.9K views 7 replies 5 participants last post by  Bisto8874  
#1 ·
Olá pessoal. Primeira publicação aqui.

Cerca de um mês atrás, notei que minha bicicleta estava com um pneu furado, então decidi levá-la ao revendedor para substituí-lo sob o seguro que comprei. Quando saí da concessionária, me ligaram e me disseram que os amortecedores estavam vazando óleo e que havia óleo por toda parte. Lembre-se que eu dirigi a bicicleta até lá depois de colocar um pouco de ar no pneu traseiro. 1100 dólares depois (garfos novos e pastilhas de freio devido a vazamento de óleo), peguei a bicicleta de volta e dirigi para casa. Eles me disseram que estavam com problemas na bateria, que não estava carregando. Eu já havia tido o mesmo problema e coloquei a bateria em um carregador lento. Decidi substituir a bateria, pois é uma das coisas mais simples que você pode fazer com a maioria dos veículos.
Eu tirei o negativo primeiro e depois o positivo, depois o suporte para tirar a bateria. Coloquei tudo de volta e liguei a bicicleta. Percebi que a bicicleta ligava e funcionava, mas o painel de instrumentos não acendia.
Também notei que os faróis não acendem. Achei que talvez eu só precisasse andar alguns quilômetros para que a ECU se atualizasse. Fiz isso e nada. Deixei-a durante a noite e na manhã seguinte levei-a ao revendedor.
Agora, o revendedor quer substituir o painel de instrumentos, alegando que ele entrou em curto. Inicialmente, eles me disseram que provavelmente era um fusível queimado. Estou vendo 2200 dólares e troco, já que o óleo e os pneus dianteiros também precisam ser trocados. Lembre-se que a bicicleta esteve lá há cerca de 2 semanas e não rodou mais de 5 milhas.

Alguma ideia?

#2 ·
De que ano é a moto? Estou assumindo Gen 1 ou 2...

Você tentou desconectar a bateria e deixá-la desconectada por cerca de 10 minutos ou mais (mesmo que seja nova, certifique-se de que está totalmente carregada), e então reconectá-la, certificando-se de que o fio ABS + está diretamente em cima do fio + da bateria (e então quaisquer outros fios que você possa ter conectado acima disso). Parece loucura, mas essas motos parecem ser muito exigentes com a conexão da bateria, eu experimentei isso, assim como várias pessoas no fórum Diavel.
Além disso, verifique e limpe todos os fusíveis sob o assento - de memória, o fusível do instrumento é um dos 10A, mas verifique todos eles.

Este pode não ser o seu problema, mas vale a pena tentar, pois é grátis, apenas um pouco do seu tempo.

#3 ·
A outra coisa que poderia ser é um conector multipino sujo ou solto no painel, se você quiser cavar fundo, isso aconteceu em outra Gen 1 Diavel, a máquina de diagnóstico disse que havia 'perdido a conexão' com o painel e tinha vários erros CANBUS, trocado por um painel que funcionava e não fez diferença e depois de verificar a fiação e os conectores várias vezes, eu estava quase desistindo quando tentei ajustar todos os conectores fêmeas no bloco de conectores com uma chave de fenda de joalheiro para apertá-los e tudo funcionou! Reparo barato e fácil, só encontrar o problema foi difícil!

#4 ·
Olá fxtion, como funcionaram as sugestões do cs363?

Problema resolvido?

Os fusíveis podem parecer ok, mas é melhor puxar os afetados e colocar novos - ajudou um motociclista de Monster com um farol que não funcionava, os fusíveis pareciam intactos quando puxados, mas assim que um sobressalente foi colocado ..... hey presto ..... luzes funcionando!

P.S. Eu tiro minha bateria como você e não tenho problemas com nada. Eu não tenho uma Diavel, mas certamente eles não são tão sensíveis 🤔.

#6 ·
PS Eu retiro minha bateria como você e não tenho problemas com nada. Eu não tenho uma Diavel, mas certamente eles não são tão sensíveis 🤔.
É estranho, mas eles são sensíveis, pelo menos nos Diavels Gen 1 e Gen 2 - há montes de posts nos fóruns Diavel e MS com pessoas que tiveram pequenos problemas ao substituir as baterias. Eu mesmo tive isso, onde você instala a bateria e os instrumentos e luzes têm um ataque de nervos jogando falhas, mas você pode desconectar e reconectar a mesma bateria e ela funciona bem. Vá descobrir...

#5 ·
Olá pessoal, não sei o quão relevante isso é, mas quando reinstalo o painel de instrumentos no ST3, o conta-rotações zune por cerca de 15-20 segundos, presumo que seja a CAN bus com os instrumentos verificando com a CPU, isso é antes mesmo de eu virar a chave, pois há algumas informações que são apenas mantidas nos instrumentos, poderiam ser dados sobre a chave de ignição e o sensor de pressão?
Mas nunca tive nenhum problema assim que o zumbido para, apenas começa como normal.

#7 ·
Olá fxtion,

Os concessionários são propensos a atirar peças nas motos em vez de resolver problemas. Se você está pagando por isso, tenha certeza de que eles estão corretos. Existe alguma forma de testar o painel?

Não estou familiarizado com o seu modelo/ano, mas garanto que o meu 21V4S Radar multi nunca precisou de uma bateria de ligação durante a substituição de uma bateria, ou a ligação de faróis de nevoeiro acessórios diretamente aos terminais da bateria, ou a fixação de um arnês de carregador de bateria, tudo o que fiz no meu sem problemas, e não sou eletricista de automóveis 👍

Ah, esqueci-me de um, perdi uma anilha da carcaça traseira que tinha deslizado para o abismo por baixo da bateria, tive de a remover totalmente para recuperar a anilha escorregadia.....reconectado sem problemas.

Talvez alguns modelos Ducati anteriores tivessem eletrónica estranha em comparação com a gama Audistrada atual, no entanto, conheço um proprietário de uma Aprilia Caponord 1200 que desligou o painel e criou um mundo de dor para si próprio, mas eu troquei as baterias na mesma mota modelo sem problemas.

Espero que o concessionário esteja errado....todos os conectores estão em bom estado, nada solto ou parcialmente ligado? Poderia poupar uma fortuna se fosse algo muito simples.....

👍